TUF F15 COM RTX 4050: FORTE, LEVE, RESISTENTE e... QUENTE
4 de abril de 2024Jean Zacarchuka
Notebook Gamer
Review
A faixa dos R$7000 está ficando cada vez mais ampla. A Asus trouxe o TUF F15 com RTX 4050 para disputar contra alguns concorrentes nessa categoria, e com especificações bastante competitivas para a faixa de preço. Mas, é claro que, como qualquer outro produto, tem seus pontos positivos e negativos que vamos destacar aqui neste post.
Asus TUF F15 RTX 4050: especificações e versões
Uma das decisões que a Asus tomou neste TUF foi colocar um I7 13620H com 10 núcleos e 24 threads, ficando no meio dos seus concorrentes que optam pelo 13700H ou 13700HX. Também optou por trazer uma versão "tunada", vindo de fábrica com 16GB RAM e Windows e outra versão com 8GB RAM e KeepOS (Baseado em Linux), dando opção para o comprador entre escolher redondinho ou comprar e tunar por conta própria.
- Processador: I7 13650H
- Placa de Vídeo: RTX 4050 6GB (140W)
- Memória: 8GB DDR5 4800MHz/16GB DDR5 4800MHz
- Tela: 15.6” 1920 x 1080 (FHD) com painel IPS e 144Hz, 100% sRGB com 250Nits de Brilho
- Recursos: Mux Switch, Advanced Optimus e G-SYNC
- Armazenamento: SSD de 512GB Gen4
- Webcam: 720p (HD)
- Conectividade: 2x USB-A 3.2 Gen1 - 1x USB-C 3.2 Gen2 (DP/PD) - 1x Thunderbolt 4 com DisplayPort - 1x HDMI 2.1 - 1x RJ45 - 1x P2 Combo
- Rede: Wi-Fi 6E, Bluetooth 5.1, Gigabit Ethernet
- Capacidade da Bateria: 4 Células de 90Whr
- Fonte de carregamento: 240W
- Peso: 2.1Kg
Qualidade de construção
A linha TUF é a linha de entrada da Asus, principalmente o modelo F15, mas mesmo assim, ele tem uma excelente qualidade de construção. O design dele é bem acertado, conta com um logo em alto relevo, ele passa um ar um pouco “industrial” e é algo que combina bem com o TUF. Ele tem a característica de ser um notebook mais robusto, com certificação militar, resistindo a poeira, impactos, entre outros.
Agora, falando da qualidade de construção, o TUF conta com uma tampa de metal de ótima qualidade e a tampa inferior é de plástico, mas com um bom acabamento, não é um plástico “liso” como alguns concorrentes, e o acabamento interno é em plástico.
O TUF tem um destaque que é o peso, ele pesa 2.08Kg, tornando-se o notebook com RTX 4050 mais leve da categoria. O Legion Slim 5i com RTX 4050 fica bem próximo, pesando 2.1Kg. E contando com a fonte, o TUF pesa 2.6Kg, que é o peso do Dell G15 ou Helios Neo 16, então o TUF fica bem posicionado nessa questão de peso. Outro ponto é que o TUF não é um notebook tão fino, medindo 26mm de espessura, enquanto o Legion Slim mede 22mm de espessura, então o TUF é leve, mas não é fino.
Comparando o TUF com alguns modelos em questão de tamanho, ele é bem menor por não possuir saídas traseiras (a famosa "bundinha"), tornando-o mais compacto que seus concorrentes (Dell G15, Legion Slim 5i e Helios Neo 16).
Teclado e trackpad
O teclado do notebook apresenta um layout ABNT completo, com teclas brasileiras e teclas macro fixas, além de um botão Power separado, proporcionando uma experiência de digitação satisfatória. Um diferencial do teclado é que as teclas W, A, S, D têm um acabamento diferente, que é translúcido. A iluminação do teclado é RGB Single Zone, então você pode configurar uma cor de cada vez, para o teclado inteiro.
O touchpad tem uma qualidade acima da média, com deslize suave e cliques leves e silenciosos. Embora possa marcar facilmente devido ao acabamento fosco, ele não é um touchpad grande e possui um tamanho mediano. Um dos charmes desse touchpad é que tem a logo TUF no canto superior direito, dando um toque premium.
Tela
Um ponto que coloca o TUF atrás de seus concorrentes é a tela de 15 polegadas. Uma tendência que vem crescendo no mercado são as telas de 16 polegadas e alguns de seus concorrentes já possuem esse tipo de tela, como por exemplo, o Legion Slim 5i e o Helios Neo 16.
A tela do TUF é uma tela IPS com resolução Full HD, 144Hz, 100% sRGB, porém com um brilho baixo de 250 nits. Concorrentes como o Helios Neo e o Legion possuem um brilho superior, podendo chegar até 400 nits. No entanto, a tela compensa com recursos como G-Sync e Advanced Optimus.
Conectividade e carregamento
Começando pelo lado direito, o TUF possui apenas uma USB-A 3.2 Gen1. Esse é o tipo de USB que se usa apenas para conectar o mouse ou algum periférico. Na traseira dele, não temos nenhuma conexão. Ele é um notebook sem "bundinha", então essa parte da traseira serve para ajudar na ventilação interna do modelo.
Quando chegamos ao lado esquerdo, encontramos todas as suas conexões. Elas ficam numa posição um tanto quanto estranha, bem para frente. Normalmente, quando se utiliza esse layout de conexões, parte do começo do lado esquerdo e vai seguindo. No TUF, é bem diferente.
No lado esquerdo, possuímos uma RJ45, uma HDMI ligada na RTX 4050. Se você utilizar um monitor externo nessa porta, não sofrerá gargalo da placa de vídeo integrada. Também possuímos 2 USB-C. A primeira é Thunderbolt 4, compatível com saída de vídeo, mas ligada na placa de vídeo integrada, e que não suporta carregamento. Porém, possuímos uma outra USB-C que não é Thunderbolt, mas ela é 3.2 Gen2 com suporte a DisplayPort e é ligada na placa de vídeo dedicada. Ela suporta carregamento até 100W, o que é ótimo para quem não quer levar a fonte original e só vai usar o notebook de forma básica, sem demandar muita energia. Temos também uma USB-A 3.2 Gen1 e um P2 combo.
No lado esquerdo, também temos a entrada para carregamento utilizando a fonte do TUF, que é de 240W. Não é uma fonte muito grande, é bem compacta e pesa 600g. Somando o cabo e o notebook, dá algo em torno de 2.6kg, o que é uma grande vantagem para o TUF. O Dell G15, somado à fonte, chega a 4kg. Portanto, o TUF é bem mais leve para quem precisa de mobilidade e vai carregar o notebook para vários lugares.
Bateria
Um ponto em que o TUF surpreendeu de forma muito positiva é a autonomia da bateria. Ele conta com uma bateria de 90Whr e, no nosso teste, se saiu muito bem, alcançando 11 horas e 48 minutos fora da tomada. Isso é bastante, comparado com seus concorrentes de placa, onde a maioria alcança cerca de 6 horas ou menos. Portanto, aqui ele se destacou muito. Dá para dizer que a Asus trabalhou muito bem no gerenciamento energético deste notebook. No software, ela possui uma função chamada modo Eco que desabilita a placa de vídeo dedicada e faz ajuste automático da tela para economizar energia, contribuindo para a longa duração da bateria.
Na prática, isso pode mudar muito. Nosso teste consiste em deixar um vídeo rolando, em um brilho controlado e no modo de economia de bateria. Na prática, ele vai durar menos do que o informado anteriormente, mas mesmo assim, durará muito mais do que seus concorrentes.
Som e webcam
O som do TUF não é surpreendente nem decepcionante, é bastante tranquilo, um famoso OK, algo que é esperado na linha de entrada da Asus.
Quanto à Webcam, temos uma qualidade bastante básica, ela é HD 30 FPS, com uma imagem OK, pode ser utilizada em reuniões e chamadas de vídeo tranquilamente.
Placa-mãe, RAM e SSD
A placa-mãe dele é bem diferente, tem várias proteções nas memórias e SSDs para não deixar entrar poeira. Algo que chama a atenção é que tem vários heat pipes para refrigeração do processador e da placa de vídeo, são três heat pipes compartilhados e tem um dedicado para o processador e outro para a placa de vídeo.
Como mencionado anteriormente, você pode comprar ele em duas versões, uma irá vir com 8GB DDR5 5600Mhz e outra com 16GB (2x8) DDR5 5600MHz. No entanto, esse processador não suporta o clock total das memórias que o acompanham e só irá utilizar 5200MHz. De qualquer forma, ainda é muito bom, fica acima da média. De acordo com a Asus, esse notebook suporta o upgrade máximo de 32GB de RAM, mas suspeitamos que se colocar 64GB ele irá suportar, mas não é nada concreto.
O SSD que acompanha ele é de Gen4 de 512GB. Ele vem com um SSD da Western Digital com velocidades medianas, mas possui um segundo slot para você fazer upgrade e ter um pouco mais de armazenamento. A Asus não especifica o tamanho máximo de SSD, mas costuma ser 2TB em notebooks.
Processador
Agora, falando sobre o processador, ele vem com um i7 13650H, que é a versão de entrada dos i7 da décima terceira geração. Sempre que a CPU termina com 20 ou 50 na numeração, é um modelo mais de entrada. Aqui, temos 10 núcleos e 16 Threads, sendo 6 de performance e 4 de eficiência. Já o i7 13700H tem 14 núcleos e 20 Threads. Então, podemos dizer que esse i7 do TUF é bem parecido com um i5, onde o i5 13500H tem 12 núcleos e 16 Threads, dois núcleos a mais do que o i7 do TUF. Mas ainda existe uma diferença onde o i7 do TUF tem mais núcleos de performance, que irão gerar mais vantagem em jogos. Porém, comparando no sintético em Multi Core, ele ficou muito parecido com o i5. No Single Core, ele ficou muito bem posicionado, ficando acima dos concorrentes.
Algo um tanto quanto curioso é que o TUF, na versão com RTX 3050, possui um modelo com i7 12700H, que é um processador mais forte do que esse i7 equipado no modelo com RTX 4050.
A conclusão a que chegamos aqui é que o i7 do TUF é mais voltado para um bom i5. Ele supre todas as necessidades, mas fica abaixo de alguns concorrentes que oferecem processadores mais fortes.
Placa de Vídeo
De início, já é possível afirmar que a RTX 4050 do TUF não possui cortes de energia, temos aqui uma RTX 4050 com 140W, então ela está no máximo de performance. Comparando em testes sintéticos contra outros modelos com a mesma GPU, ele não ficou tão distante, mas não foi o melhor, digamos que ficou na média. A variação nesses testes não é muito grande, então ele acabou ficando bem posicionado.
Testamos ele no 3DMark Time Spy, que é um ótimo benchmark para testarmos a GPU, e os resultados ficaram bem semelhantes aos do Blender, com diferença de apenas 6% para o líder do ranking.
No Port Royal, que é um benchmark que estressa especificamente a parte do Ray Tracing, tivemos a mesma variação que nos outros testes, sem muitas surpresas. Estamos dentro da média, mas notamos que o TUF sempre fica na parte de baixo, então podemos dizer que a RTX 4050 não é uma das mais fortes, talvez por conta do "tuning" da Asus, que costuma ser mais conservadora em clocks.
Comparativo em jogos
Primeiramente, todos os testes foram realizados no modo Turbo do notebook, para obter o máximo de performance.
Começamos pelo Assassin’s Creed Valhalla em alta resolução, Full HD e, novamente, os resultados são bastante semelhantes aos testes sintéticos. O TUF fica um pouco abaixo, mas sempre com uma variação pequena em relação aos seus concorrentes, que são Legion Slim 5i e Helios Neo com RTX 4050.
No Forza Horizon 5, no Ultra, em Full HD sem utilizar Frame Generation, aqui ele já se saiu melhor, ultrapassando o Helios Neo e ficando mais bem colocado, desempenhando igual a uma RTX 4050.
No Cyberpunk 2077 no Ultra, em Full HD sem o uso de Frame Generation, ele ficou na parte de baixo, mantendo menos que 60 FPS, ficou igual ao Helios Neo, mas por 1 FPS do Legion Slim 5i. Aqui a diferença também é muito mínima.
Mas um cenário em que o TUF se destacou foi no Rainbow Six. Utilizando configurações mais competitivas, ele só ficou atrás do Strix G16 com RTX 4050, que é um modelo acima dele. Porém, comparando com seus concorrentes, ele ficou acima do Legion Slim 5i e do Helios Neo 16. No Rainbow Six, o que importa mais é uma CPU bem forte, e mesmo não tendo o melhor i7 da geração, ele consegue entregar bastante performance aqui.
Temperaturas, modo de perfomance e barulho
Aproveitando o gancho do Rainbow Six, se você analisar os clocks do TUF, o I7 dele está muito bem calibrado, sempre entregando clocks altos de forma constante e sem variação, ficando entre 4.5 a 4.7 GHz. Então, no TUF, embora a CPU não seja tão forte, ela está muito bem aplicada. No entanto, nem tudo são flores. Para manter esses clocks altos, a temperatura sobe junto. Então, ver +90° na temperatura é algo bem normal para ele, chegando até a atingir picos de 100°. Na grande maioria dos jogos, ele fica na casa dos 85-90°, mas pode esquentar muito mais que isso em algum jogo ou outro. Como ele mantém clocks mais altos, acaba esquentando mais. Você pode optar por usar o modo "desempenho", mas vai perder o diferencial do clock alto, embora tenha uma temperatura mais tranquila. Em alguns jogos isso não vai fazer tanta diferença, mas em alguns jogos que demandam mais da CPU, aí sim vai fazer uma grande falta não ter os clocks mais altos.
No que diz respeito ao ruído, no modo de desempenho, ele é bastante silencioso, atingindo cerca de 47db. No entanto, no modo turbo, torna-se mais ruidoso, atingindo 64db. Isso pode ser incômodo, dependendo do ambiente em que você se encontra, especialmente se estiver sem fones de ouvido.
Quanto ao aquecimento da carcaça, é tranquilo. Onde você apoia sua mão, fica gelado, no máximo morno. Porém, na região central do teclado, esquenta um pouco. No restante, é bem tranquilo. O aquecimento da carcaça neste notebook não é um problema.
Vale a pena comprar o TUF com RTX 4050?
Bem, acho que temos que listar os diferenciais para quem quer comprá-lo, como a construção e o peso, que são excelentes para quem anda muito com o notebook. A bateria dele é sensacional, portanto, para quem preza uma boa autonomia fora da tomada, ele é uma ótima escolha. E por último, o processador dele é um ponto que chama bastante atenção. Apesar de não ser um dos i7 mais fortes da categoria, ele é muito bem aplicado e sempre entrega clocks altos, mas com uma temperatura alta também. Um fator negativo é não ter uma tela de 16” e ser uma tela com brilho abaixo da média, sendo apenas 250 nits. A conectividade dele é um pouco estranha também, por causa do posicionamento meio para frente no lado esquerdo, mas isso é uma preferência pessoal.
Então, separando os pontos positivos e negativos dele, temos:
Pontos Positivos | Pontos Negativos |
Excelente construção e baixo peso | Tela de 15", enquanto os concorrentes são de 16". E o brilho é abaixo da média |
A autonomia da bateria é sensacional | A temperatura do processador fica nos 90°, podendo chegar a 100° |
Processador com clocks altos de forma constante | ㅤ |
O TUF com RTX 4050 fica disponível na faixa de R$6400-7000 na versão com 8GB RAM e KeepOs, e R$7100-7600 na versão com 16GB RAM e Windows 11 em promoções. Portanto, sempre indico ficar de olho no nosso site para pegar este modelo a um bom preço.