Book4 Pro: Um Macbook com Windows?
4 de junho de 2024Jean Zacarchuka
Notebook
Produtividade
Review
Book4 Pro: especificações
- Processador: Intel Core Ultra 7 155H
- Placa de Vídeo: Intel Arc™ graphics
- Memória: 16GB LPDDR5X 7467MHz (Soldados)
- Tela: 14” 2880x1800 (3K) com painel OLED e 120Hz, 120% DCI-P3 com 400Nits de Brilho com Touchscreen
- Recursos: Não possui Mux Switch, Advanced Optimus e G-SYNC
- Armazenamento: SSD de 512GB Gen4
- Webcam: 1080p (FHD) a 30 FPS
- Conectividade: 1x USB-A 3.2 Gen1 - 2x Thunderbolt 4 com DisplayPort e Carregamento - 1x HDMI 2.1 - 1x P2 Combo - Leitor Cartão Micro SD
- Rede: Wi-Fi 6E AX211, Bluetooth 5.1, Gigabit Ethernet
- Capacidade da Bateria: 63Whr
- Fonte de carregamento: 65W
- Peso: 1.2Kg
Qualidade de construção
Começando pela construção, aqui temos um corpo todo em aluminio de ótima qualidade, em uma cor grafite, que é bem estilosa e lembra um pouco os Macbooks, tendo um design bem sóbrio também. Como estamos falando de um notebook com foco em produtividade e de 14”, esperamos um peso bem baixo, e o Book4 Pro nos proporciona isso, tendo 1.2Kg e sendo extremamento fino, tendo 12.4mm de espessura.
Um destaque vai para a tela que é extramemente fina, mas isso para algumas pessoa é uma pequena desvantagem, já que tivemos relatos da tela trincar no Book3 que é seu antecessor, a causa disso acontecer não se sabe ao certo, mas houveram vários relatos tanto no Brasil quanto na gringa.
Como se trata de um notebook premium, ele abre com uma mão só de forma bem tranquila. Mas uma pequena critica para esse modelo é que ele escorrega em superficies lisas, como um mousepad.
Teclado e trackpad
Na parte interna dele temos um palmrest inteiro de aluminio também, seguindo as cores do notebook, com alguns adesivos de informação e algo bom é que ele pega poucas marcas de dedo.
O touchpad dele possui um tamanho OK, não é tão grande e nem pequeno, e tem uma ótima qualidade e posição de uso, fica centralizado e possui um bom deslize. Os cliques são bem leves e ele é até que bem silencioso, mas não chega a passar a mesma sensação dos touchpads dos Mac.
Aqui temos um teclado com retroiluminação na cor branca, tendo sensor de luminosidade e 3 níveis de ajuste de forma manual, não possuimos o teclado numérico, e nem saidas de som na parte de cima do teclado. As teclas dele são rasas, mas passam uma excelente sensação de digitação, sendo bem confortavel. Um dos pontos de destaque é que esse modelo tem leitor biométrico, então faciltita bastante na hora de desbloquear o Windows. E um pequeno destaque para o botão power separado do teclado, se um dia você tiver problemas com o teclado do book4 Pro, você não vai ficar sem ligar seu note.
Tela
Acho que um dos maiores destaques desse notebook, é a tela, a qualidade é impressionante. Temos aqui uma tela de 14” na resolução 3K (2800x1800) com um painel OLED, com cores sensacionais, cobrindo 120% da escala DCI-P3 e tendo 120Hz de taxa de atualização. Esse painel possui 400 Nits de brilho, podendo chegar em 500Nits com HDR. Uma das vantagens em relação ao modelo anterior é que essa tela possui uma camada Anti-Reflexo, diminuindo bastante o reflexo em lugares muito iluminados e mantendo com máxima clareza a nitidez do painel, temos uma função chamada Vision Booster que aumenta o brilho da tela em ambientes claros, fazendo todo esse controle de forma automatica.
E algo que é interessante é que nesse modelo novo, o painel agora é touchscreen, então para quem gosta de notebooks com esse formato, vai gostar bastante do Book4 Pro.
Um dos fatores legais é que a tela possui 5 perfis de cores pré-instalados para calibrar as cores da tela, por padrão eles são:
AdobeRGB Profile, P3 Profile, AMOLED Profile, sRGB Profile e Auto Mode.
Conectividade e carregamento
A Conectividade aqui é bem razoavel, no lado esquerdo temos 2x USB-C com Thunderbolt 4 e Displayport e ambas suportam carregamento, inclusive uma delas é usado para carregamento do note. E possuimos também uma HDMI 2.1, ligada na integrada já que não possuimos placa de vídeo dedicada aqui.
No lado direito, possuimos 1 P2 Combo, 1 USB-A 3.2 Gen1 e 1 leitor de cartão Micro SD, honestamente, gostaria que fosse cartão SD para facilitar para fotográfos e quem trabalha com vídeo.
A fonte dele é de 65W, tendo um peso de 160g, sendo bem leve e o melhor de tudo é que é via USB-C. Somando o peso do notebook com o peso da fonte, fica na casa dos 1.40Kg, que é extramemente leve e vai servir bastante para quem precisa de mobilidade.
Bateria
A bateria aqui teve uma duração satisfatória no nosso teste de reprodução de vídeo. Para testar, colocamos o modo sem ruídos no Samsung Settings, controlamos o brilho da tela, sem volume e tela a 60Hz. Usando essas configurações, ele atingiu 10h07m de reprodução de vídeo, um tempo bastante bom, mas ficou atrás do seu irmão mais potente, o Book4 Ultra. Mesmo assim, é um bom tempo de bateria, considerando que estamos em um notebook de 14” e com uma bateria de menor capacidade.
Em uso prático, a bateria provavelmente durará um pouco menos, mas não chega a ser tão abaixo do que foi apresentado no gráfico utilizando reprodução de vídeo.
Mas, considerando o seu principal concorrente de preço, que é o Macbook Air M1, ele ficou bem abaixo. Isso se deve à arquitetura ARM, que costuma ser bem mais eficiente em autonomia de bateria.
Som e Webcam
O som dele tem assinatura da AKG, muito reconhecida no mundo do som. No Book4 Pro, temos 2 tweeters e 2 woofers, proporcionando uma qualidade muito boa. No entanto, não é tão potente em graves, mas é muito bem ajustado. Se você levantar um pouco o notebook, a experiência sonora melhora, pois não estará tampando tanto pela parte de baixo.
Você pode equalizar o som dele pelo software Dolby Atmos, que oferece várias configurações interessantes e pode ser personalizado ao gosto do usuário.
A webcam dele captura em Full HD a 30 FPS e tem uma boa qualidade, sendo ótima para usar em reuniões e outras chamadas. Uma possibilidade é usar seu celular como webcam, e a integração é bastante fácil.
Placa-mãe, RAM e SSD
Um dos pontos a observar aqui é que a memória RAM é soldada, então não existe a possibilidade de expansão. A vantagem é que já temos 16GB LPDDR5X com 7467MHz, que será suficiente para a maioria dos usuários em diversas ocasiões.
Quanto ao SSD, por padrão, o Book4 Pro vem com um SSD de 512GB Gen4 com velocidades baixas. Diferente da memória RAM, aqui você pode fazer o upgrade. Temos 2 slots, sendo que um já vem ocupado de fábrica, mas você pode acrescentar mais um para aumentar seu armazenamento.
Processador
Agora, uma das partes mais interessantes deste notebook é o processador, que é um Intel Core Ultra 7 155H, possui 16 núcleos e 22 threads, separando temos 6 núcleos para performance, 8 para eficiência e 2 para NPU. Curiosamente, essa CPU possui a mesma configuração de núcleos do Core Ultra 9 185H.
Quando testamos no Cinebench em Multicore, que é o software que faz stress na CPU, obtemos 10832 pontos. Comparando com os notebooks da mesma categoria, podemos dizer que esse Core Ultra 7 155H se posiciona abaixo dos Intel final H e do Core Ultra 9 185H, por exemplo, o do Book4 Ultra, mas o lado bom é que fica bem acima do M1 do Macbook.
E no Single Core ele fez 1724 pontos, novamente ficando na mesma posição anterior, abaixo do Core Ultra 9 e dos Intel final H, mas acima do M1 do Macbook Air
No 3DMark CPU Profile, ficou na mesma posição novamente, mas aqui não podemos comparar com o MacBook, ele não roda esse teste.
Depois de vários testes, a conclusão a que chegamos é que o Core Ultra 7 155H é uma excelente evolução em relação ao seu antecessor, o I7 1360P. Portanto, foi uma boa escolha da Samsung optar por incluir esse chip na linha Book4, especificamente no Book4 Pro. O interessante é que, ao comparar com o concorrente na mesma faixa de preço, o Macbook Air M1, o Ultra 7 155H se destaca no processamento, sempre ficando à frente.
Não podemos esquecer que temos uma NPU aqui, que pode ser bastante útil em alguns casos para processamento de IA. Normalmente, conjuntos que utilizam placa de vídeo dedicada não justificam a presença de uma NPU, já que a placa de vídeo tem mais poder de processamento para isso. Esse cenário ocorre no irmão mais potente do Book4 Pro, o Ultra, que possui uma placa de vídeo dedicada. Portanto, a NPU para usos em IA não é tão útil.
Um ponto é que temos pouquíssimos usos para uma IA local, a grande maioria está rodando na nuvem. A curto prazo, a NPU não é tão útil para um usuário comum, serve para algumas aplicações básicas, mas nada avançado.
Placa de Vídeo
Aqui estamos falando de uma GPU integrada da Intel, a Intel Arc, mas agora estamos na sua última geração e, curiosamente, agora ela é identificada como uma GPU pelo Blender, algo que anteriormente não acontecia.
Todos os testes foram feitos utilizando o modo Alto Desempenho para obtermos o cenário mais forte da Intel Arc.
No Blender, a Arc obteve 254 pontos, não parece muito e realmente não é, mas superou a integrada dos I9 13900H, mas continua distante do desempenho de uma GTX 1650. Mesmo assim, podemos considerá-la como um bom avanço.
Teste em jogos, temperatura e barulho
Como estamos falando de um notebook com foco em produtividade, ele não necessariamente tem a obrigação de rodar os jogos com gráficos altos e boa taxa de frames, mas testamos jogos leves para ver como essa Intel Arc iria se posicionar e os resultados foram:
No modo Benchmark do GTA V, em Full HD na qualidade normal, ele atingiu 108 FPS, mas com alguns Stutterings, talvez seja relacionado à Arc. Mas, considerando o resultado, ele ficou acima do I9 13900H do Zenbook 14X OLED que havia atingido 91 FPS no mesmo cenário, então a evolução da Arc realmente fez diferença.
Em gameplay pelo mundo do GTA V, mantendo em Full HD, só que no Alto, atingimos 71 FPS.
No CS2, em Full HD no baixo, atingimos 73 FPS, aqui observamos que é possível jogar acima dos 60 FPS de forma bem tranquila, e algo curioso é que o consumo da Arc cai depois de um tempo de jogo.
No Valorant, atingimos uma média de 196 FPS, no Full HD e gráficos no baixo, isso é bem suficiente para aproveitar a tela de 120Hz e jogar com fluidez. Rodou de forma bem tranquila.
No XDefiant, que é um jogo novo da Ubisoft, no Full HD, gráficos no baixo, ficou na média de 54 FPS, aqui já não ficamos na casa dos 60 FPS, mas dá para jogar.
E no Warzone, que é um competitivo mais pesado, no Full HD, baixo e com FSR Equilibrado, atingimos 32 FPS, apesar da evolução da Arc, ainda não chegamos no nível de rodar Warzone com uma taxa de frames aceitável, ainda mais se tratando de um jogo que é muito rápido. E mesmo utilizando Frame Generation, não conseguimos alcançar a faixa dos 60 FPS.
Quanto à temperatura, no começo do jogo temos um consumo mais alto da Arc, o que é algo normal, as temperaturas ficam na casa dos 85° para a CPU e 75° para a GPU, temperaturas bem tranquilas, mesmo com consumo alto. Mas após um tempo, ficamos em ambas as peças abaixo dos 75°, o que é bem tranquilo. E o notebook não é nada barulhento, é até muito silencioso, medindo 46dB no cenário mais exigente, então aqui não vamos ter incômodo algum com barulho.
Galaxy Book4 Pro é o melhor notebook Windows da Categoria?
O Book4 Pro é um forte candidato para ser o melhor na sua categoria. Ele oferece um conjunto muito completo e tem um preço muito bom em promoções, variando entre R$6500-7500. Todos os diferenciais que ele oferece nessa faixa de preço são sensacionais e muito bem dimensionados. O Core Ultra trabalha de forma muito eficiente aqui e todo o restante do conjunto é bem acertado.
Seu concorrente Windows mais direto hoje é o Zenbook 14 OLED (UX3405), que também possui uma tela de 14” com painel OLED. No entanto, o Zenbook tem um diferencial: vem com 32GB de RAM de fábrica. Isso pode ser um fator decisivo para quem precisa de mais memória, já que o Book4 Pro tem uma expansão máxima de 16GB.
Mas o Zenbook tem um preço mais alto, chegando mais próximo de R$8500-9500. Portanto, o custo-benefício do Galaxy se torna muito mais atraente, principalmente em promoções.
Preço e disponiblidade
O Book4 Pro não é um notebook tão complicado de entrar em promoções, muito pelo contrário, é até muito fácil. A Samsung costuma ser bem agressiva nas promoções, então tendo uma base de valores, ele sempre fixa próximo dos R$6000-7000, que é um valor praticamente igual ao Macbook Air M1.
Você pode conferir o melhor preço dele para compra no card aqui abaixo: